quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PARE COM ISSO!

Na terapia convencional dos problemas da mente, somos confrontados com terapeutas que partem da premissa que estamos de algo modo "desarranjados" e por isso nos tentam  "Consertar". Há diferentes métodos, mas basicamente a mensagem é a deste curto episódio da MadTV (TV louca à letra): devemos parar com o tique, o comportamento, o vício, o pensamento ou a emoção que nos atrapalha. Para quem não sabe Inglês, aí vai a minha tradução do hilariante episódio. - Sim pode entrar, só estou a lavar as mãos.
- Sou Catherine Bickman, Carla falou-me de si
- Sim, você a rapariga da caixa…
- Sim, sou eu mesma. Devo deitar-me?
- Não, não, já não fazemos isso. Sente-se sómente. Deixe-me falar-lhe um pouco da minha tarifa. Eu levo 5 dólares pelos primeiros 5 minutos e absolutamente nada depois disso. Como é que isso lhe parece?
- Isso parece-me formidável. De facto, até demasiado bom para ser verdade.
- Eu quase lhe posso garantir que a nossa sessão não dura mais de 4 ou 5 minutos. Não aceitamos pagamentos pelo seguro, por isso terá de pagar em dinheiro ou cheque.
- Uau, ok!
- E eu não dou trocos.
- Está bem.
(O terapeuta olha para o relógio e diz:)
- Comece.
- Começo como?
- Fale-me sobre o seu problema que quer tratar.
- Bem, eu tenho este medo de ser enterrada viva numa caixa. E quando começo a pensar nisso, entro em pânico.
- Já alguém alguma vez tentou enterrá-la viva numa caixa?
- Não, mas só pensar nisso faz a minha vida horrível, não posso ir por túneis ou estar num elevador ou numa casa, em nada que tenha a forma de caixa.
- Então, o que me está a dizer é que é claustrofóbica?
- Sim é isso.
- Está bem, vamos lá Catherine, vou-lhe dizer três palavras agora mesmo, eu quero que as ouça com muita atenção, e que as leva depois para forae as incorpore na sua vida.
- Devo escrevê-las ?
- Bem, se isso a faz sentir confortável, mas são só três palavras, a maioria das pessoas consegue lembrar-se.
- Ok.
- Está pronta?
- Sim.
- Aqui estão: PARE COM ISSO!
- O quê?
- PARE COM ISSO!
- Pare com isso?
- Sim, P-A-R-E-espaço-C-O-M-espaço-I-S-S-O!
- O que é que me está a dizer com isso?
- Veja, é engraçado, digo três simples palavras e não calcula a quantidade de pessoas que diz exactamente as mesmas palavras que você. Olha que isto não é grego, Catherine, isto é Inglês. PARE COM ISSO!
- Então, eu devo simplesmente Parar Com Isto?
- Isso mesmo, não quer continuar a vida tendo medo de ser enterrada viva numa caixa, parece-me horrível.
- Sim, é.
- Então PARE COM ISSO!
- Não consigo, tenho isto desde criança...
- Não, não, não, nós não iremos por aí, pare.
- Então, eu somente tenho de parar de ter medo de ser enterrada viva numa caixa.
- Exactamente. Bem, só passaram 3 minutos por isso vão ser 3 dolares.
- Só tenho 5...
- Eu não dou trocos.
- Então acho que vou gastar os cinco minutos.
- Ok. então, que outros problemas é que quer tratar?
- Ugh, haa, eu tenho bulimia, ponho os meus dedos na garganta...
- PARE COM ISSO! Dedos na garganta? Não faça isso!
- Mas sou compelida a isso. A minha mãe costumava...
- Não, não, não vamos por aí!
- Mas tenho problemas.
- Não, também não vamos por aí!
- Mas o meu horóscopo diz...
- Nós também não vamos por aí, definitivamente!
- Mas...
- Sim, PARE COM ISSO! E que mais ?
- Bem, tenho relações auto-destrutivas com homens...
- PARE COM ISSO! Você quer estar com um homem, não quer?
- Sim..
- Então, PARE COM ISSO! Não seja estúpida, parece um bebé.
- Eu lavo as minhas mãos muitas vezes...
- Isso não faz mal.
- Não faz?
- Eu também lavo as minhas mãos muitas vezes, há muitos germes por aí. Não se preocupe com isso.
-Tenho medo de guiar...
- Então, PARE COM ISSO! Como é que vai aos sítios, meta-se no carro e conduza, sua maluca. PARE COM ISSO!
- PARE VOCÊ COM ISSO! PARE COM ISSO!
- Qual é o problema, Catherine?
- Eu não estou a gostar disto, Eu não estou a gostar nada desta terapia, só me diz para parar com isto.
- E você não gosta disso.
- Não, não gosto.
- Então, você pensa que estamos a ir demasiado depressa?
- Sim, eu penso isso.
- Está bem, deixe-me dar-lhe 8 palavras que eu penso que irá limpar todos esses problemas para si, quer apontá-los agora?
- Sim.
- Está pronta?
- Sim
- Aqui vão as 8 palavras. PARE COM ISSO OU ENTERRO-A VIVA NUMA CAIXA

Se esta não é a sua visão de melhor terapia, experimente outras opções com provas dadas na abordagem de problemas semelhantes ao da heroína (ou vítima) deste episódio. A EFT, a meditação, o Hooponopono são alguns ao seu alcance, sem necessidade dum terapeuta a gritar-lhe para PARAR COM ISSO que o/a incomoda.

Sem comentários:

Enviar um comentário